Notícia

CRIADORES TÊM ATÉ DIA 31 DE MAIO PARA DECLARAR VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE

Devem ser vacinadas fêmeas de três a oito meses.
CRIADORES TÊM ATÉ DIA 31 DE MAIO PARA DECLARAR VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE
FOTO: Divulgação

Brucelose é causada por Brucella spp, que são bactérias Gram-negativas. Os sintomas iniciam-se como uma doença febril aguda, com pouco ou nenhum sinal localizado, e pode progredir para uma fase crônica caracterizada por recaídas de febre, fraqueza, sudorese e dores vagas.
A brucelose traz inúmeros prejuízos ao criador desvaloriza o animal, reduz a produção de leite ocasiona redução de nascimento de bezerros e ainda aborto dos fetos.
A doença atinge vários animais e inclusive o ser humano e muitas vezes o animal doente não apresenta sintomas por isso é muito importante a vacinação que pode ser feita durante o ano todo, porém o prazo para declaração deve ser respeitado e deve ser feito no primeiro semestre até 31 de maio.
A vacina só pode ser aplicada por profissionais autorizados. Os criadores devem procurar o órgão de defesa em sua cidade e solicitar o suporte dos médicos veterinários e imunizar o rebanho evitando prejuízos futuros.

Fonte(s): Rádio Castanho Fm - Anderléia Oliveira

Comentários

Últimas notícias

22 Abr
Saúde
Programa educativo promove integração entre línguas indígenas

Medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União

22 Abr
Saúde
DENGUE: Amazonas registra tendência de estabilidade nos casos da doença

Até o momento, 1.400 mortes pela doença, a taxa de letalidade está em 0,03% ante 0,07% registrada no mesmo período de 2023

21 Mar
Saúde
Síndrome de Down: Inclusão social é a melhor forma de desenvolvimento

No Brasil, a estimativa é de 1 para cada 700 nascimentos, totalizando cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down, aponta MS

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.