Agora

A.G Ramos

14:00 - 16:00

Notícia

Hipertensão e sal na comida: tudo que você precisa saber

Neste episódio, a cardiologista Dra. Tatiana Torres dá mais detalhes sobre o assunto
Hipertensão e sal na comida: tudo que você precisa saber
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Você sabe quanto de sal deve comer por dia? Deve cortar todo o sal da comida?

Neste episódio, a cardiologista Dra. Tatiana Torres dá mais detalhes sobre o assunto.

Todo mundo está cansado de saber que a redução da ingestão de cloreto de sódio, o sal comum, faz parte das medidas para controle da pressão arterial. O excesso de sódio no sangue retém líquidos e faz uma série de alterações nos rins e vasos que resultam no aumento da pressão. 

Mas você sabia que não deve retirar por completo o sal da dieta? O sal é composto em sua maior parte por sódio, um dos minerais mais importantes do organismo.

O sódio tem diversas funções essenciais no corpo humano. Participa do controle da quantidade de água corpórea, do equilíbrio do açúcar no sangue e faz parte de reações importantes do funcionamento dos músculos, cérebro e coração.  

Por isso que a recomendação é reduzir a ingesta de sal, mas não retirar por completo o sal da dieta. De uma forma geral, é recomendado a ingesta de 2 g de sódio ao dia (o equivalente a 5g de sal ou 5 colherinhas de chá rasas).

Dicas práticas para auxiliar a mudança de hábito:

  • Prefira alimentos frescos, preparados em casa, com temperos caseiros, mas também se acostume a ler os rótulos. Preste atenção na descrição da quantidade de sal e conservantes e opte por aqueles que descrevem a menor quantidade possível de componentes processados.

  • Retire o saleiro da mesa e evite despejar o sal sem nem ter experimentado a refeição. Outra coisa que ajuda muito é o momento do tempero dos alimentos. Priorize os temperos naturais.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.



Fonte(s): Brasil 61

Comentários

Últimas notícias

22 Abr
Bem estar
Programa educativo promove integração entre línguas indígenas

Medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União

22 Abr
Bem estar
DENGUE: Amazonas registra tendência de estabilidade nos casos da doença

Até o momento, 1.400 mortes pela doença, a taxa de letalidade está em 0,03% ante 0,07% registrada no mesmo período de 2023

21 Mar
Bem estar
Síndrome de Down: Inclusão social é a melhor forma de desenvolvimento

No Brasil, a estimativa é de 1 para cada 700 nascimentos, totalizando cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down, aponta MS

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.