Notícia

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE realizou quarta reunião no distrito do Janauacá

A grande preocupação é com a preservação das espécies que estão ficando escassas devido a pesca predatória
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE realizou quarta reunião no distrito do Janauacá
FOTOS: Anderléia Oliveira

Após quatro reuniões com lideranças comunitárias o acordo de pesca foi firmado no distrito de Janauacá. O debate entre os comunitários foi longo até que, todas as comunidades, chegaram há um consenso sobre as normas que devem ser respeitadas para prática da pesca em diversas modalidades.
A delimitação dos lagos onde pode acontecer a pesca para comercialização, definição de tipos de redes a serem utilizadas, o respeito aos períodos de reprodução e tamanho das espécies foram alguns tópicos destacados no acordo.
O secretário de meio ambiente Ronaldo Souza comemorou a decisão da comunidade e afirmou: “Hoje foi um passo decisivo no manejo da pesca no Janaucá. Primeiro, segundo, terceiro e quarto encontro aqui e hoje junto com todos os líderes e todos foram unanimes em afirmar que será necessário esse controle da pesca”.
O pescador Geiel Barbosa destacou que os pescadores anseiam pelo fim dos conflitos e que tomaram uma decisão importante para a preservação: “Eu creio que foi um passo a mais no termo de conscientização e com certeza vai dar tudo certo por que o povo quer união o povo não quer disconcordância entendeu? O povo precisa de união. Pra sobreviver um ajudando o outro e assim a gente vai chegar a uma conscientização”.
Será implantado ainda um ponto flutuante para monitoramento e fiscalização cedido pelo vereador Jonas Solidade e as normas acordadas serão divulgadas nos próximos dias pela SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE.

Fonte(s): Anderléia Oliveira - Rádio Castanho Fm

Comentários

Últimas notícias

22 Abr
Meio Ambiente
Programa educativo promove integração entre línguas indígenas

Medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União

22 Abr
Meio Ambiente
DENGUE: Amazonas registra tendência de estabilidade nos casos da doença

Até o momento, 1.400 mortes pela doença, a taxa de letalidade está em 0,03% ante 0,07% registrada no mesmo período de 2023

21 Mar
Meio Ambiente
Síndrome de Down: Inclusão social é a melhor forma de desenvolvimento

No Brasil, a estimativa é de 1 para cada 700 nascimentos, totalizando cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down, aponta MS

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.